quinta-feira, 10 de março de 2011

Minhas novas guardiãs



Abri o portão e lá estavam elas na varanda. Ficaram bastante assustadas e logo começaram a emitir um som estalante e bater as asas.



Assustamo-nos umas com as outras. Só que eu não gritei e nem bati asas, mas quem estava próximo a mim ouviu as batidas do meu coração que, com o susto, foi parar na garganta.


Logo refeita, me muni de coragem e mostrei para elas quem mandava ali. Com alguns golpes de guarda-chuva no ar procurei afastá-las, pois precisava entrar na minha casa. Elas entenderam rápido e foram, uma para o telhado e outra para o muro que divide as casas.




 
Olhei-as petrificada com o bater das asas longas. Não eram de grande porte, castanhas com olhos amarelos, diria que quase ameaçadores, mas ao mesmo tempo, belos, sublimes e profundos.


Desde criança sempre escutei que coruja era sinônimo de mau pressagio, agouro, dizia o povo lá da terra...


Não foi nada disso que elas me passaram. Tive uma sensação de proteção. Até porque elas são caçadoras, comem ratos e insetos.


Já fui embora... Voltei... e elas continuam lá... fiéis vigilantes.

 
A lenda das Corujas



Uma de nossas lendas indígenas, conta que no começo do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio.A filha de Boiúna se casou com um rapaz de outra tribo mas não dormia com ele porque nunca era noite. Até que um dia o rapaz mandou 3 amigos buscar a noite no fundo do rio. Boiúna entregou a noite dentro de um caroço de tucumã. Na volta eles abriram o caroço , deixando a noite escapar e tudo escureceu.


A moça então resolveu separar a noite do dia e pegou um fio de seu cabelo transformou-o em ave e disse:


- Tu serás cujubin e cantaras sempre que a manhã estiver chegando.


Depois pegou outro fio, transformou-o em ave e disse:


- Tu serás coruja e cantarás sempre que a noite chegar.


E assim o dia passou a ter dois períodos.




§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Fotos Marluzis

8 comentários:

Mariana Terra disse...

AMOOOOO!!! BJINHOS AMIGA E PARABÉNS PELA FOTO.

(do facebook)

Marta Mayer Gomes Pinto disse...

Muito legal!

(do facebook)

Maria Helena Miranda Alves disse...

A figura da coruja está presente em diversas forma de cultura podendo destacar os Cherokees norte-americanos, no folclore russo, no mexicano e até entre os aborígines da Austrália. Ela representa a Sabedoria. Eu gosto muito delas.

Luiz de Aquino Alves Neto disse...

Que texto bonito!
No meu terreno de Hidrolândia havia corujas; o poder público desmatou a gleba fronteiriça para construir casas populares e muitas aves sumiram de lá, dentre elas as corujas que disputavam comigo o domínio do terreno...

Rosane Gomes disse...

"Adoro este olhar e a imponência das aves de rapina. Ótimas fotos!"

(do facebook)

pqueirozribeiro disse...

Essa é a Coruja Buraqueira. Engraçado, elas normalmente fazem o seu ninho no chão. Pode procurar que tem.
Bela foto, Marluci! Ah, parabéns adiantado pelo seu niver!

pqueirozribeiro disse...

Essa é uma coruja chamada de Buraqueira. Geralmente, andam em casal quando põe seus ovos. Pode procurar que vai encontrar nos arredores da casa. A foto ficou muito boa. Tenho várias fotos dessa corujinha. Também posso dizer que amanhã ela vai trazer um longo beijo para você. Vai trazer também muitos votos de saúde e felicidade. A Coruja é sábia, sabe das coisas.

Marluzis disse...

Obrigada, Paulo, pelo carinho.
Quanto às corujas, realmente, é um casal. Ainda não encontrei ovos, mas tenho certeza qeu alguma elas estão aprontando.rsrsr