quarta-feira, 23 de março de 2011

Eu moro no planeta ÁGUA...


... Já que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido.

E por que não celebrar isso?



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Se a ONU está preocupada, então temos que nos preocupar também tomando os devidos cuidados para não desperdiçarmos esse tesouro de VIDA.




Dez Dicas para Economiza Água


• 1. Banho rápido


Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.


• 2. Escovando os dentes


Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.


• 3. Torneira fechada


Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.


• 4. Descarga


Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.


• 5. Lavando louça


Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.


• 6. Lavando o carro


Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!


• 7. Mangueira, vassoura e balde


Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).


• 8. Jardim


Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.


• 9. Aquário


Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.


• 10. Pressão política


Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


§     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §    §     §     §     §      §


Um comentário:

Meinha disse...

Esta declaração da ONU data de 1992, e eu não vejo até agora muita conscientização dos povos para este problema tão grave, da economia de água, para as próximas décadas.
Uma boa matéria, Marluci, para ver se a gente se liga mais.