segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Rio de Janeiro não é dado às flores... Ou é ?

É... Ela chegou! Com ela veio o calor e o céu de brigadeiro.

No início da primavera recebi inúmeras mensagens saudando-a. Os blogs estavam repletos de flores. Olhei para um lado, olhei para o outro e nada vi dessa realidade ao meu redor. Os dias começaram a ficar cinzentos, temperaturas altas, de repente baixas e assim continuam os dias.

As flores que nasceram com bastante antecedência à entrada da primavera, no ano passado, nos poucos vasos de plantas que tenho, não deram o ar da graça.

Flores eu não vi em nenhuma parte por onde passei. O Rio não cultiva flores. Com o tempo seco, as flores do Parque do Flamengo, sumiram. Até os dois ipês rosas , em frente ao aeroporto Santos Dumont, ficaram carecas. Depois descobri que sua florada é de curta duração.

O bougainville frondoso e florido, ao lado de um pequeno parque dentro do Aterro do Flamengo, também minguou.

Lancei um olhar primaveril a minha volta, mas só encontrei a estação florida nas lojas de roupas, onde apresentavam suas coleções de primavera-verão.

Meu Deus, onde estão as flores desta cidade ??? Apesar de não ter condição de sair por todos os lugares, fiquei indócil: deve haver flores em alguma parte, além das floriculturas.

Inspirada, fui caminhar no parque do Flamengo, munida da minha máquina fotográfica. Lá é o lugar! Com certeza encontrarei algumas flores, pensei.



Maravilha! Logo que cheguei, na primeira curva, exatamente na entrada do parque, deparei-me com árvores floridas: um lindo ipê rosa e uma resedá ou extremosa (descobri seu nome depois, pesquisando na internet). Muitas outras desta encontrei no meu caminho e todo o tempo confundia com ipê, pois são muito parecidas. Aliás, fiquei encantada, pois não imaginava que tínhamos tantos ipês e resedás no parque do Flamengo.



Após caminhar um quarto do meu trajeto, encontrei bicicletas para alugar. PERFEITO! Pedalar, sentir o delicioso vento no rosto e ir mais longe do que imaginara. Imediatamente aluguei uma, que se encontrava bem debaixo de um ipê e uma resedá. Lindas!

A partir daí o passeio ficou ainda melhor. Foi uma sucessão de paineiras vermelhas, patas de vaca, calliandras e outras que ainda não sei nomear.



Descobri flores e cheiros nunca antes experimentados. Manacás e jasmins-manga foram a minha surpresa.



Comprovando a mudança dos tempos, encontrei algumas amendoeiras perdendo suas folhas avermelhadas. Ora, lá é época para isso...??? Já é hora de estarem repletas de novas folhas, bem verdes. É primavera!

Os flamboyants estavam sem flores e em muitas outras árvores elas começavam a despontar timidamente.



E finalmente eis que surge: imponente, volumosa com uma floração das mais lindas que já vi em uma palmeira, a TALIPOT ou do Ceilão, preferida de Burle Marx.
Ela só floresce uma vez na vida. E depois morre. Ocorre entre os seus 40 e 70 anos de idade.



A primavera está aí e eu a sinto dentro de mim com a sensação de esperança renovada, aconchego dos dias, acompanhada do seu colorido e perfume.
É só levar seu olhar até ela.





Fotos: Marluci Costa


===================================================

27 comentários:

Gisele B. disse...

Marluci!!!
vc está se superando...que belas fotos!!!
amei!!!
Mil bjnhos e continue buscando flores...

Regina Cardozo disse...

quando foi isso? que beleza de fotos, parabéns.

vc como esta?

posso repassar suas fotos para um amigo?

beijos
regina.

Marluzis disse...

Claro, Regina.

Passe o endereço do meu blog para ele.
Bj,

Karla Montezano disse...

"lindas as fotos!!!!!"

Corina Motta disse...

Lindas irmãzinha, lindas!!!!
Você como sempre, excelente fotógrafa, com ângulos inusitados!!
Parabéns!
Paz!
Bjhs p vc e Gabriel

Corina Motta disse...

Lindas irmãzinha, lindas!!!!
Você como sempre, excelente fotógrafa, com ângulos inusitados!!
Parabéns!
Paz!
Bjhs p vc e Gabriel

Lili Flordelis disse...

"Adorei o texto e as fotos. Sabe que apesar da secura de Brasilia, ela está imensamente florida. Tem Ipês de todas as cores plantados em todo o eixo. Mas a grama infelizmente está acabada.Beijos floridos pra vc amiga e saudades!"

Inês Del Penho disse...

Amiguinha
estou morrendo de saudade do Rio e vc ainda me dá essa sugestão....
Lindissimas as fotos. Aproveitei para dar uma geral no blog, que está cada vez melhor.
Ainda vou conseguir fotografar do jeito que vc sugere.
Segue o final de tarde Ouropretano...
Obrigada por essa alegria hoje.
Beijos

Marluzis disse...

Inês, amei a foto.
Perdi esse entardecer ouropretano lindíssimo!

pqueirozribeiro disse...

Texto e fotos muito bons! Não deu para identificar. Mas uma das flores mais bonitas e cheirosas é o pé de Abricó de Macaco. Abricó de Macaco, é uma daquelas árvores que dão um fruto enorme e marrom no caule. Será que você viu?

Marluzis disse...

Vi sim, Paulo, mas estavam sem flores. Elas são bastante interessantes.

Anônimo disse...

Oi Marluci!
As fotos estao liiindas!!
Nada como fazer um passeio desses e voltar pra casa sabendo que o Rio de Janeiro continua lindo!
beijos

Rosamaria disse...

Que lindo tudo, Marluci, deu vontade de ir aí ver de perto essas belezas e ainda por cima te conhecer.
Quem sabe um dia...
Bjim, cosquirídia.

Luiz de Aquino Alves Neto disse...

Maravilha!

Soube bem captá-las e traduzi-las nessa bela crônica!
Cuida de fazer isso todas as semanas - passar em fotos e textos o que viveu.


Luiz de Aquino

Marluzis disse...

Rosa, esperarei ansiosa pela sua visita.

Marluzis disse...

Luiz, essa minha inspiração anda meio preguiçosa. rsrsrs

Péricles de Amorim Figueiredo disse...

Maravilhoso! parabéns, uma artista completa. Bjs

Nelson S. Tavares disse...

Vou enviar para meus filhos e mulher as fotos de Talipot. Ontem passamos pelo Aterro e mostrei as tais palmeiras, não sabia o nome, ainda. Muito bonita as fotos. quando for a Vitória vou pegar as fotos do ipê roxo para te enviar. Belo blog.

Nadja Rocha Nunes disse...

Sou apaixonada pela natureza! Adoro flores, e concordo com voce: elas já não são tão abundantes quanto anteriormente.

Ana Lucia Cortez disse...

Tudo muito lindo! flores, texto....tudo!

Luiz Adolpho Ballalai disse...

BELEZA MARLUCI
NÃO SÓ AS FOTOS, MAS TUDO QUE ESCREVEU.
COMO UMA PESSOA COM TANTO SENTIMENTO VOTA NA DILMA. RSRSRS.
BJS
LUIZ ADOLPHO

Marluzis disse...

Pactuo com a idéias e atitudes da Marina, pois tenho uma grande preocupação com as questões ambientalistas.

Mas , nestas eleições, fiquei com a ideologia do eu, eu-mesma, somente-eu e optei por defender meu emprego.

Não faço campanha contra, nem a favor, mas votei e votarei na Dilma. Falta pouco para me aposentar e não gostaria que o Serra atrapalhasse isso. rsrsrs

Bjssss

Marcia Albuquerque disse...

Mar de Luz
Tenho certeza de que o Burle Marx está muito gratificado com a Sua apreciação do seu trabalho. Às vezes basta um reconhecimento.
Mar- Cia

Lu Paiva disse...

Bonitas fotos, Marluci. Parabéns pelas fotografias. bjs

Cristiana Lauande disse...

A-MEI
POSTE SEMPRE TUAS FOTOS
BJS CRIS

Silvia Lanfredi disse...

Adorei as fotos e seu texto no blog, Marluci, parabéns !

Unknown disse...

cada dia melhor.