sexta-feira, 10 de outubro de 2008

"Voei ao Recife"



Verdadeiramente voei ao Recife, já que foi uma viagem de menos de 48 horas. Mas deu para sentir, nas pessoas que lá encontrei, o amor que sentem pela sua cidade, sua região.

Quando retornei, mostrei minha série de fotos feitas, nas poucas horas passadas lá, ao meu amigo, o poeta Luiz de Aquino. Não é que ele transformou esse passeio pela cidade em um poema?

E então, eu juntei seu poema às minhas fotos e, ao fundo, uma musiquinha bem brasileira!

"Voei ao Recife" (*)

Um trio de gatas mulheres
percorre o Recife antigo,
tão novo a seus olhos.

Tudo é encanto
ao sol do Nordeste ante o mar
Atlântico e belo,

desde as crianças a brincar
em cor e alegres, como se a vida
sempre começasse agora.

E há o mar, um mar
de verde e águas mornas
Ornadas de espumas grinaldas.

Palma de coqueiro ao vento
feito "os cabelos da morena"
assanhados ao vento.

Praia, calçada, asfalto e
quiosque e mudas de coqueiro
aberçadas em redes plásticas.

Há um que se mescla aos que trabalham,
e finge pescar:
será poeta, Pessoa?

A pele negra de olhar oculto
e sorriso fácil
embala meus olhos, ai!

E vai-se, por aí,
anônima, a se perder
ante o concreto e vidros.

Há nuvens... Choveu?
(De novo, o ébano de riso e óculos).
E tu, plácida, a sugerir-me ósculos!

Rio, mar, luz:
Capiberibe Atlântico pontes
e cais de Bandeira, Manuel.

O trãnsito, o verde e os vasos
na orla de verde-mar, verde-mato
e de novo tu, que eu amo!

No casario, história
e arte – memória! E um marco
rubro e forte.

Noite: presídio antigo, pedras,
vetusta parede, luz, por onde anda
Ana, avó de Jesus.

De novo o dia de verde e sol
e tons de arco-íris.
Recife, porém, é rubro-negra.

(*) Verso de Manuel Bandeira em "Cotovia".
Luiz de Aquino, poeta querido, essa é a minha homenagem aos 30 anos, que você comemora do seu primeiro livro, “O CERCO”, de 1978.

================================================

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marluci... Com certeza Recife é um lugar cheio de inspirações e claro que o talentosíssimo Luiz de Aquino não poderia deixar passar a oportunidade, aqui no seu Mar de Luz está tudo tão lindo e iluminado... adorei! Te espero no meu Finas Jóias... Um beijão e ótimo fim de semana!!!

Alinne.

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo!

Você quis homenagear o poeta, mas na verdade foi ele que te homenageou!
O poema é lindo! bjs

Anônimo disse...

Estive em Recife no ano passado. Adorei a cidade. Mereceu o poema.
Seu filminho está muito legal!
Precisamos combinar aquele café.
Beijos, Beta

Anônimo disse...

Olá menina...

Parabéns pelo lindo vídeo, adorei ficou tudo muito perfeito, poema, imagens e fundo musical. Meu voto com louvor.

Beijos
Dani

Gisele B. disse...

Oi querida amiga.
Viajei no vídeo. Tuas fotos estão lindas e a escolha da música! não poderia ser melhor!! Adoro teu blog, de uma sensibilidade única. Agora... vou querer um assim de Tiradentes também hein!! rsss.. beijos!!!

Marluzis disse...

Gi, a minha parte eu garanto. rsrsrs

Anônimo disse...

E vc, hem? Passeando em Recife... Dp me conte mais detalhes.

Anônimo disse...

Marluci, adorei a música do poema!!!!
E os exames de rotina, se tornaram um conto erótico?
Tenho que fazer os meus!!!
Bjs, Marta.

Anônimo disse...

aiai.. coisa boa poder estar aqui. e conhecer seu cantinho. Parabéns.. receba meu carinho.. meu award e venha conhecer sonhos e carinhos e fazer parte de meu grupo de amigos.. esperando por vc .. beijois carinhososssssss