domingo, 27 de maio de 2012

Sobre restaurantes e comer em Paris – Parte 2


Não poderia deixar de falar dos restaurantes de grill e entrecôte de Paris.  Apesar de não ter feito qualquer refeição em um deles, muito me foi recomendado.  Esse tipo de restaurante é uma instituição hoje em Paris de grande sucesso certo por lá.   O mais  famoso é o Relais de l'entrecote, em vários endereços, sendo que você pode conferir o da Champs-Élysées.  Há também o Hippopotamus Grill, em vários endereços, sendo referências mais conhecidas  nos Boulevards Capucines e du Montparnasse.


O que percebi em Paris é que os pratos são muito bem servidos.  Para mim o mito de pouca comida caiu por terra.
Tive o prazer de almoçar no restaurante marroquino Chez Bebert, no Boulevard du Montparnasse.  Comida típica de qualidade e bastante farta.
 Outra boa dica e conhecer restaurantes de origens variadas é na  rue Saint-Severin. Rua e região bastante turística em Saint Michel, , quase 24 horas “no ar”, além de muitas lojas para as famosas “lembrancinhas”.


Pratos que fazem parte do típico menu dos restaurantes franceses parisienses.
Boeuf bourguignon – Servido com champignon, pedaços de cenouras.  Deliciosa carne ensopada no vinho; macia e saborosa.
 Canard – Pato – É servido assado, ensopado.  A carne é um pouco seca;  prefira os ensopados.
Sopa de cebola  francesa  -  soupe à l’oignon – Esta está em todos os cardápios; famosíssima.  Não sei se não soubemos escolher o lugar correto, mas não achamos lá essas coisas ..  Mas, não deixe de experimentar e depois me conte o que achou.

Nos bares, cafés, restaurantes nunca trazem adoçante.  Peça  edulcorant (Êdiucôrã) ou sacarina (Sacarrine).



Hora da sobremesa.
Não preciso falar muito sobre os doces franceses.  As fotos falarão por si.  Gostaria de destacar o crepe, sempre presente nos menus:  puro, avec du sucre ou recheado.
Além dos éclairs (bombas) fartamente recheados, tortas de limão (citron) e os famosos macarrons (delícia os de pistache).  No Chez Bebert tive o prazer de saborear um  coquetel de frutas vermelhas.  Imaginem todas as frutas vermelhas que vocês conhecem reunidas numa taça com um suco de “não sei o quê” , envolvendo-as (Acho que era groselha). 



Não poderia esquecer o crème brulée – Uma das sobremesas mais famosas da França.  É um mingauzinho com toque de baunilha e uma tentadora casquinha crocante de caramelo por cima.  Só de escrever fiquei “aguando”!







Sorvete – BERTHILLON – Uma das delícias geladas mais famosa de Paris.  Você encontra fartamente na Île de la Citè (onde se encontra a fábrica).  Saboreie-o passeando nas margens do rio Sena, principalmente na primavera e no verão.

Para não ficar com fome durantes os passeios, compre frutas frescas e de primeira qualidade nas inúmeras vendas encontradas em qualquer quarteirão de Paris.



Vinhos -  não saberei dizer muita coisa, apenas que bebi muitos e, detalhe, NACIONAIS !!!







Imagens:  Marluzis, Ana Cortez e Internet.




10 comentários:

Corina disse...

Estou quase comprando a minha passagem...rsrsrs

Rosamaria disse...

Tudo anotado, Marluci!
Valeu! Obrigada!

Meinha disse...

Concordo com voce, Marluci, quanto a quantidade de comida nos pratos. Os franceses estão mudando!!!!!!

Ótimos comentários. Parabéns!!!!!!

Meinha disse...

É verdade, Marluci, também me impressionou a quantidade de comida nos pratos. Os franceses estão mudando!!!!!!
Ótima postagem. Adorei.

Vania Rosa disse...

Literalmente, uma delícia!!!
Quando é mesmo que estaremos por lá? rsrsrs
Adorei as dicas.

Marluzis disse...

Quando você quiser, Vania. Leve-me como guia. rsrsrs

Gisele B. disse...

Delicia de dicas! Obrigada, querida, pois serão valiosas quando eu estiver lá em setembro!! Mas, vc deu mesmo azar - a melhor sopa de cebola gratinada que comi foi realmente em Paris! Ah! quanto aos macarrons - permita-me deixar minha sugestão aqui: os melhores são da Ladurée (trop chère mais fantastique!!)na Champs-elysées, lugar que vale uma visita só pelo ambiente maravilhoso! Bjs

Gisele B. disse...

Ah! e uma dica legal: se vc pedir uma "boteille d'eau" está pedindo uma garrafa de água mineral que será devidamente cobrada. Em todos os restaurantes há a opção da jarrinha de água potável gratuita, geralmente o garçom já traz, mas se for necessário pedir, peça "une carrafe d'eau" e não "boitelle", n'est pas?

David disse...

Muito bonitas as fotos e muito agradável a sua história. Paris é um dos lugares mais bonitos de toda a Europa. Quando eu for, eu gostaria de pedir comida e comer em qualquer praça ou parque.

Marluzis disse...

Faça isso David. É a coisa mais comum por lá.