quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paris – Impressões, Curiosidades e Dicas - Parte 1



Muitas pessoas têm me solicitado dicas sobre Paris, portanto darei aqui algumas por conta da minha experiências nos onze  dias lá passados..  Mas não deixarei de colocar minhas impressões pessoais.

Em primeiro lugar gostaria de destacar o seguinte site: http://www.conexaoparis.com.br/.  Indicado pelas amigas Ismênia e Maria Amélia,   dejá habituées de Paris, obtive dicas incríveis que me deixaram mais à vontade para flanar na cidade luz.



TRANSPORTE

Em Paris, o metro é, sem dúvida, o meio mais rápido e prático de se deslocar.  Existem 15 linhas e cerca de 300 estações de metro. O horário de funcionamento se dá, em média, entre as 5h30 e 00h30. As inúmeras ligações do metro com o RER (Rede Expressa Regional) e as estações de trem permitem o fácil acesso às outras cidades da grande-Paris.

Os ônibus são macios e espaçosos, custam barato (em torno de 1 euro e  20) e os degraus nivelam com as calçadas. Os motoristas não dão arrancadas fortes, nem passagens de marchas bruscas.  É uma ótima opção para aproveitar o trajeto até um ponto turístico qualquer e ir conhecendo as ruas e bairros de Paris.

Já os vagões de metrô são velhos, apertados, com poucas alças para que possamos segurar.  A maioria não tem porta automática, temos que puxar alavancas para abri-las e os condutores arrancam sem se preocupar com as pessoas que estão entrando e saindo.  Coisa de louco!  Muita atenção!!  Ainda assim o melhor meio de transporte para se andar por Paris.  Ele cobre toda a cidade.

 Poucas estações têm escada rolante.

É possível comprar um carnet (10 bilhetes) com desconto, por 11,60 euros, com um excelente desconto.

Os trens e RER’s (trens suburbanos) são confortáveis e deslizam com maciez.

Os parisienses usam muito bicicletas (as velos), mas pouquíssimos portam capacetes.





ATENÇÃO:  Ao usar o metro sempre guarde seu ticket, pois em algumas estações há necessidade de usá-lo na saída.

Também existe a possibilidade de conhecer Paris num city-tour em ônibus de 2 andares, comprando passaportes de 1 ou 2 dias, manhã ou noite.   A Paris de dia é completamente diferente da Paris à noite.   Essa é uma ótima maneira der se ver a muitos monumentos.  




RESTAURANTES
Os restaurantes em Paris abrem para o almoço a partir das 12h15 e servem, em média, até às 14:30. O jantar é servido das 19h30 até no máximo 22hs.

A grande maioria dos estabelecimentos não serve entre as 14h30 e 18h00.  Se você quiser comer nestes horários, busque pelos restaurantes NON STOP, pelas BRASSERIES ou FAST FOODS, que sempre possuem refeições a qualquer hora do dia.  O famoso fast food parisiense chama QUICK BURGER.  Depois é que aparece o MacDonald com McBaguette.


Uma ótima opção nos restaurantes, mais barata e rápida é a FÓRMULA.
O que é ?   A fórmula pode é composta de:
·  Entrada (Entrée)  + Prato principal (plat) + Sobremesa e/ou  queijos ( desserts et fromages)
Ou
·  Prato principal (plat) + Sobremesa e/ou  queijos ( desserts et fromages)
Ou
·  Entrada (Entrée) +  prato principal (plat)

Ao entrar em um restaurante em Paris, você deve esperar na  entrada para ser atendido por um garçom ou recepcionista que indicará as mesas disponíveis para se sentar.
Uma vez instalado,  o garçom te trará um cardápio para você pedir sua refeição. Pergunte se eles possuem cardápios em outros idiomas, em alguns restaurantes turísticos existe esta opção. Uma vez escolhido seu pedido, feche o seu cardápio, deixando em cima da mesa e espere até que o garçom venha pegar a comanda.
Já servidos, é provável que o garçom não volte mais à sua mesa para perguntar se precisam de mais alguma coisa. Não se sinta ignorado,  normalmente eles não querem incomodar a sua degustação. Caso precise de algo, solicite a sua presença.
Nunca o chame de garçom e o trate  por Monsieur, eles serão muito mais cordiais desta forma.
Tomar um aperitivo na varanda de um café ou restaurante para olhar os que passam ou simplesmente para admirar a paisagem é um dos passatempos preferidos dos parisienses. Mas vale a pena ressaltar que normalmente sua conta será mais elevada do que se você optar em sentar  no interior do estabelecimento.
Em Paris,  o serviço já está incluído. Na sua conta haverá “service compris” (serviço incluído), o quer dizer que você não precisa deixar  gorjeta. Se foi muito bem servido ou quiser agradar o garçom, dê-lhe 1 euro, no café, e alguns euros, no restaurante. Mas você não é obrigado a fazer isso.

Em Paris há dois tipos de garçom:  o simpático-bem-humorado e o grosso-mal-humorado.  Não há meio termo.



Imagens: Marluzis e internet.



6 comentários:

Meinha disse...

Já estou ansiosa para ler a parte 2!!!!!!! Está maravilhoso o seu texto, Marluci!!!!!
Parabéns!!!!!!!!!!
Bjs
Meinha

Corina disse...

Ótimo texto!!!Já começo a saber como me comportar em Paris!Merci.

PS> esperando a "parte 2"!!!

Corina disse...

Ótimo texto!!!Já começo a saber como me comportar em Paris!Merci.

PS> esperando a "parte 2"!!!

Pericles Figueiredo disse...

muito bom! aguardo a parte 2. Parabéns!

Maria Amélia P. Leal disse...

Adorei, Marluci!!!!!!! Bjs

Rosamaria disse...

Marluci querida, foi de muita valia este teu post, estou indo terça-feira pra Londres e depois Paris e o que li aqui não vi em nenhum outro blog.
Valeu, cosquirídia!
Bjim