Lembro-me bem desse dia... Eu estava com oito anos de idade. Passava as minhas férias escolares na casa da minha tia Mariazinha, em Rio Bonito. Poucos na rua, em que ela morava, tinham televisão. Ela era uma das felizardas. Lembro de ter muita gente na sua sala com poucos móveis. Por coincidência seu jogo de sofá era de plástico azul com pequenas estrelinhas. Ambiente perfeito!
Não me lembro se vimos ao vivo, porque hoje fiquei sabendo que a nave pousou às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos, horário de Brasília e acho que naquela época ainda não havia tecnologia para tanto.
Meu tio Santos dizia para os amigos que aquilo era mentira, que haviam montado um cenário. Sei que até hoje existem controvérsias e grupos que defendem que tudo não passou de uma fraude.
Fraude ou não foi um grande marco para todos os avanços que tivemos até hoje.
Ainda não dá para morar na Lua ou em Marte, como acreditávamos naquela época.
Mas desde o dia que o astronauta americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a deixar sua pegada na Lua, os saltos da ciência espacial foram gigantescos.
Vejam quanta coisa eu descobri a partir das tecnologias desenvolvidas para a prospecção espacial, que utilizamos no nosso dia-a-dia:
. forno de micro-ondas
. velcro
. Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês)
. equipamentos sem fios
. fraldas infantis descartáveis
. frigideiras de Teflon antiaderentes
. termômetros digitais
Além de mil outras tecnologias desenvolvidas a partir de pesquisas espaciais.
Obrigada NEIL ARMSTRONG !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário