sábado, 28 de maio de 2011

Dia do Seresteiro





Apesar da seresta não ter feito parte da minha vida, eu a descobri a alguns anos num passeio à Conservatória – Cidade da Seresta – aqui mesmo, em Valença, no estado do Rio de Janeiro.

Lá, não temos como não entrar no clima romântico e de saudosismo ao ouvir aquelas  músicas entoadas pelos seresteiros, que fazem questão de manter e levar em quase todos os finais de semana, multidões pelas ruas da cidade, embaladas pelos sons melodiosos de suas canções.

Faço questão de, neste dia, aqui registrar a minha homenagem a esses operários da música, que lutam para não deixar este estilo musical morrer,  cantado-o pelas ruas em serenata, acalentando tantos amores.

Confiram uma pequeníssima amostra dessa festa seresteira, que acontece todos os anos, além dos finais de semana, em Conservatória.




Um comentário:

Anônimo disse...

Em janeiro, até ao Dia de Reis, no norte de Portugal, cantam-se as janeiras que nada mais são que serestas como esta. São homens e mulheres que, com os seus instrumentos vão pelas ruas fazer uma serenata aos seus vizinhos de aldeia. Depois, são convidados a entrar, tomam um Porto, comem umas fatias de bolo-rei, umas fatias paridas (rabanadas) e lá vão eles pelas ruas fora homenagear a vizinhança até à chegada da madrugada.
No centro de Portugal as cançóes entoadas são os fados de Coimbra cantadas pelos estudantes da aldeia. É lindo.

Zé do Telhado