Estamos em 2010, ano em que Noel Rosa completaria 100 anos, se estivesse vivo. Nascido em 11 de dezembro de 1910, Nöel de Medeiros Rosa conseguiu nos seus vinte e seis anos e cinco meses incompletos de vida neste planeta Terra, ser um dos maiores compositores de samba de todos os tempos.
Em todo o Brasil haverá homenagens ao seu centenário. Eu já comecei a participar dessas homenagens no mês de janeiro, quando fui assistir, aqui na sala Baden Powell, Henrique Cazes e Cristina Buarque no show “Sem Tostão”, cantando Noel Rosa. Não preciso nem dizer que foi m+a+r+a+v+i-l+h+o+s+o !!!!!
Hoje , fevereiro, lá fui eu de novo para mais uma homenagem.
Está acontecendo aqui no Rio de Janeiro o projeto Música no Museu. Uma vez por mês há um show em um museu diferente da cidade, num domingo, às 11:30 da manhã. Hoje o show foi no Museu de Arte Moderna- MAM e o melhor, homenageando Noel Rosa.
Alfredo Delpenho, meu sobrinho emprestado (emprestado pela Karlinha, Cininho, Zuzuca e Inês - esses 3 últimos seus tios de sangue), estava lá dando ar de sua graça, aliás , do seu talento, cantando maravilhosamente bem. Precisou sair correndo pois ainda tinha teatro para fazer; SASSARICANDO em sua 4ª temporada e à noite o festival de Marchinhas, na Fundição Progresso. Acabei de vê-lo no Fantástico cantando a marchinha vencedora.
Inês, tia preocupadíssima, logo saiu com aquela: Meus Deus, esse menino não vai nem almoçar... !!! Como eu já havia escutado ele combinar com os outros músicos que iriam almoçar num restaurante de frutos do mar, a tranquilizei.
Ao seu lado, no palco, Beto Cazes, figurinha fácil, nos melhores shows de MPB, bossa nova, choro, samba, no Brasil e no exterior. Aliás, às vezes, eu penso que ele é ONIPRESENTE. O cara tá em todas !!!! Percussionista de primeira!
E para fechar a triangulação: Henrique Cazes. Músico cavaquinista, violonista, arranjador, chorão, pesquisador, produtor... Ah! Canta também; e bem. Preciso falar mais alguma coisa?
Cheguei para ele e disse: Henrique, você vai me garantir um show por mês só de Noel Rosa, até dezembro? Ele: É claro, preciso pagar muitas contas!
Ótimo! Eu tenho Noel o ano inteiro e Henrique poderá pagar suas contas.
Texto e fotos: Marluci Costa.
Exceto a foto do Noel, é claro! hehehehe
=========================================
8 comentários:
Poxa!
Ah, quero ir ao Rio, porque homenagem a Noel precisa (para o meu espírito) ser no Rio!
Maluci, que belo texto o seu! Corrijo-a apenas quando aos anos vividos por Noel Rosa, foram 26 e quatro meses, aproximadamente, porque o garoto completaria 27 em dezembro (refiro-me a esse detalhe de meses porque, todos sabemos, ele teria produzido mais músicas, ainda!).
Abraços a você e aos tios desse guri genial, bem como aos demais músicos maravilhosos que contribuem para a melhoria de nossas almas com suas canções e execuções magistrais!
Beijos.
Marluci Ameeeeiiii !
Da próxima vez me chama.
Beijos.
Obrigada, querido poeta Luiz de Aquino!
Fiz a retificação. Como ele morreu em 4 de maio, não chegou a completar cinco meses do seu vigésimo sétimo ano de vida.
Realmente, qualquer tempinho a mais para Noel seria um acréscimo extraordinário à sua obra.
Morar no Rio é um privilégio culturalmente falando (além dos outros). Maior ainda o teu, em ter parentes e amigos artistas. Aproveita, minha amiga, pois é das melhores coisas da vida!
Noel Rosa merece todas as homenagens.
Bjim.
Oi Marluci
Endosso as palavras do Luiz. Ótima matéria.
Quase nos encontramos lá no museu. Tinha lido sobre este espetáculo, e queria muito ir, mas o forte calor me tirou o ânimo.
Sempre que posso vou até lá, e já vi coisas muito boas, e o melhor, 0800!!!!!!
Me avisa da próxima sobre Noel?
Bjs
Com que roupa eu vou pro texto que vc me convidou?
Vou de verde e amarelo, pois é coisa bem brasileira?
Ou vou de vermelho, adequada às palavras que vêm do coração?
Vou multicolorida, cores do mundo, da alegria, do carnaval?
Ou vou de verde esperança, certa que no mundo ainda há pessoas com sensiblidade e paixão em tudo o que faz?
De saia rodada, girando com o mundo, na velocidade de frases ágeis
Ou com uma simples fita amarela?
Com que roupa eu vou?
Pro texto que vc me convidou?
Uma bela matéria jornalística!
Parabéns, Marluci!
Postar um comentário