sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher




Sempre me incomodou receber “parabéns” no Dia Internacional da Mulher.

Poucas vezes reagi para não magoar ou ferir a pessoa, que carinhosamente estava me cumprimentando. A maturidade soltou um pouquinho a minha língua e, com aqueles que tenho mais liberdade, expresso meu desejo de que ele faça isso todos os dias do ano, pois eu mereço !

Não quero receber “parabéns’, nem flores, apesar de amar recebê-las. Desejo que esse dia seja lembrado pelo verdadeiro propósito que representa. É um dia em que reforçamos a nossa luta pela igualdade e conquistas, chamando a atenção para aquelas mulheres que ainda sofrem com a opressão e violência masculina.

Hoje não é o Dia da Mulher, é o dia de reavaliarmos uma luta de milhares de anos de desigualdade, desde que o homem percebeu que era ele quem a fertilizava. A partir disso, o seu comportamento tornou-se autoritário e arrogante, diminuindo a importância da mulher.

Definitivamente não somos o sexo frágil e sim dotadas de uma sensibilidade exacerbada, que aflora nossos sentimentos, confundidos com fraqueza. De fraca não temos nada, pois mesmo sendo preteridas, tratadas com humilhação e considerações de inferioridade, honramos nossas famílias, filhos e lares.

Aceitarei os “parabéns” daqueles que reconhecerem todo nosso esforço por um mundo melhor e de paz, onde as pessoas se respeitem, independentemente do seu gênero, credo, cor e qualquer tipo de deficiência.

Cabe a nós, mães de seres do sexo masculino, ensiná-los a amar e respeitar as mulheres, reduzindo, assim, as diferenças.


15 comentários:

Luiz de Aquino disse...

Isso mesmo!
Não se trata apenas de mandar flores e saudações, mas de repensar tudo o que se fez e se faz no sentido de equilibrar as relações entre as pessoas.
De minha parte, teimo em dizer que amo a Mulher todos os dias, e não apenas um 8 de março para, nos demais 364 dias, ignorá-las ou não as respeitar. tc

Anônimo disse...

Oi, Marluci!

Gostei muito seu texto. Espero que não abandone o blog.

Bjos, Andréa.

Anônimo disse...

Oi amiga, parabéns pelo blog. Achei ótimo, é mais um jeito da gente se encontrar. Ufa! Que alívio, saber que tem alguém que pensa exatamente como eu. Eu fico muito mal quando recebo aquelas inúmeras msgs algumas melosas, outras legais e tenho que disfarçar prá não magoar as pessoas queridas que me mandaram. Enquanto tiver uma mulher apanhando e calando tem que existir a data mas uma vez por ano é pouco. Como na música do Jorge Ben que diz que todo o dia era dia de indio, quero que o dia da mulher seja todos os dias e que a data não seja distorcida pelas instituições mas que traga atitudes efetivas e concretas que nos favoreçam. Bjks Lília

Anônimo disse...

Bem, sou sua admiradora de "carteirinha", claro que seu pensamento preciso, consciente, brilhante, não seria tão belo, se nao pela sensibilidade, somada a bondade, amor e respeito ao próximo, esteja ele onde estiver, tônica de sua personalidade.
É meio "maroto" dizer que AMEI tudo que vc expressou sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, pq vc escreveu o que eu gostaria de ter escrito, e vem de encontro ao pensamento ao qual me filio.
Seu blog, na minha opinião, tem o principal para ser um espaço para um caminho mesmo de luz.
Luzes em todos os sentidos, seja a luz do espírito brilhante que o Criador proporcionou a vc, sEja deitando luzes a temas, que vc poderá conduzir, com sensibilidade, sabedoria e inteligencia.
Se mais não falo, é porque daqui para frente, corro o risco de ficar aqui "tientando" minha linda amiga MARLUCE, que representa e honra a todas nós ,mulheres, mães, trabalhadoras, guerreiras, amigas, buscadoras, e cuidadoras. MULHERES QUE ENCANTAM PELO ORGULHO DE SEREM MULHERES.
Uma das belezas de tudo, é que ninguém perdeu a feminilidade pelo árduo caminho conquistado, principalmente esta mulher especial MARLUCE.
PARABÉNS PELA SÁBIA DECISÃO DE CRIAR ESTE BLOG.
Bjs de sua amiga.
Eneida.

Marluzis disse...

Recebi do meu amigo Péricles;

Minha caríssima e produtiva colega. Gostei do seu artigo, e como ainda
não estou familiarizado com blog, gostaria de deixar registrado minha
observação de que neste dia pretensamente dedicado às mulheres, não
obstante ontem passeando pelo Parque Barigui, onde se processava
solenidade alusiva, o que mais tinha no palanque eram cuecões que
travestidos de autoridades, repetiam chavões. Bjs.

Fernando Quintella disse...

Adiciona meu nome aí nessa lista de defensores do seu ponto de vista.

Você expressou o sentimento de muitas mulheres que querem extravazar os anseios, a inconformidade com a falta de respeito aos direitos de cada mulher, o grito da guerreira.

Infelizmente, muitas deixam de fazê-lo por medo, timidez ou comodidade.

Tomara que o blog tome corpo e ganhe mais contribuições, pois já é espaço garantido para discussões a respeito do cotidiano feminino.

Valeu, Marluce!

Marluzis disse...

Fernando, seu nome já está adicionado. Será o meu consultor para assuntos aleatórios. rsrsrs

Sabe que você me deu uma idéia? De início o blog foi apenas para atender a um anseio imediatista de alcançar mais pessoas com a minha opinião, mas agora quem sabe, ele ficará sendo um espaço de discussões sobre assuntos variados do universo feminino. Gostei !
Um abração procê, Fernando.

Anônimo disse...

Oi querida.. que este "mar de luz" continue brilhando por muito tempo.. amei o blog, amei o texto, e peço licença pra assinar em baixo.. rs.. bjnhos
Gisele

Mara Narciso disse...

Houve tempo em que me recusava a receber os cumprimentos e hoje não falo nada, para evitar constrangimentos. Afinal nem todos percebem como é desabonador ter um "dia da mulher".

Pelo mal dos pecados, ainda hoje atendi uma criança de origem indígena, junto com o pai, e com puberdade precoce( 8 anos e pêlos pubianos). O homem jovem e bem falante contava tudo de forma clara e normal. O anormal era uma moça, também jovem, de uniforme e de pé ao lado da mesa olhando/ouvindo a nossa conversa. Ela usava um crachá da FUNASA, e era totalmente dispensável. Eu estava o tempo todo agoniada. Faço idéia de como estava se sentindo o rapaz: um "incapaz" completamente capaz. O mesmo eu sinto tendo um dia para mim.

Mara Narciso

Anônimo disse...

Recebi do meu amigo Pedro Prata:


Olá Marluci,
parabens pelo blog, não pelo dia. Todos os dias, são dias de seres humanos.
Se todos os seres se respeitassem pelo que são, pelo que são capazes de produzir, não precisariamos de dia disso ou daquilo.
Viva o dia do respeito. Viva a nossa capacidade de nos aceitarmos como somos.
Oprimi-se o próximo pela incapacidade, pela cegueira.
Parabens pela iniciativa.
Pedro Prata

Rosamaria disse...

MARLUCI QUERIDA!QUE BOMMM!!!!

Já deverias ter criado este blog a mais tempo. Fiquei muito feliz!

Pena que perdeste de entrar na blogagem coletiva, farias sucesso!
Vai lá no meu blog e, devagarinho, entra nos que tem linkado ao lado. Tem gente muito, muito boa mesmo! Tu já estás lá.

Bjão, cosquirídia. Voltarei.

Marluzis disse...

Mara,

que bom começarmos a nos conhecer na estréia do meu blog. Conheci um pouquinho de você através do nosso amigo comum, Luiz de Aquino.
Comecei o blog apenas para levar a mais pessoas uma opinião, mas acho que a gente pode dar continuidade dele tratando de mais temas sobre o universo feminino. Agrada-me este assunto.
Não consegui capturar seu e-mail por aqui.
Envie-o para o meu endereço: marluzis@gmail.com. Assim poderei te anunciar um próximo tema.
Obrigada
Marluci

Anônimo disse...

Lívia disse...

Inteligente, objetivo e realista! Esse texto realmente retrata o que pensamos a respeito desse dia. Nerecemos cumprimentos diariamente, por sermos guerreiras, fortes (embora sensíveis), batalhadoras... mulheres que não têm medo de desafios, responsabilidades! Parabéns pelo blog que está lindo e também pela coragem de dizer, de forma tão sutil, que temos grande valor nessa sociedade marcada por tantos preconceitos e desigualdades. Beijos.
Livia

Anônimo disse...

Recebi da amiga Nadja...

Oi Marluci,

Fui lá, vi, li e gostei!

É, penso que inúmeras mulheres, como eu, você, mais uma amiga que vi os comentários, têm ao primeiro, segundo, terceiro "parabéns" pelo dia da mulher a mesma reação"

"Não dizer nada para não magoar quem cumprimenta até pela atitude de carinho, quando é de carinho."

Mas, nunca acreditei que houvesse necessidade de nos tratarmos assim, com um dia especial, e sim com respeito, igualdade, que por mais que tenhamos lutado ainda falta muita coisa....

Quem sabe eles estejam aprendendo..... mas como custam, né!

bj
Nadja

Rosamaria disse...

Marluce
Hoje é Dia do Blogueiro, parabéns!

E que esteja sempre ativo este blog que começou tão bem.

Bjão.