Estamos em 2010, ano em que Noel Rosa completaria 100 anos, se estivesse vivo. Nascido em 11 de dezembro de 1910, Nöel de Medeiros Rosa conseguiu nos seus vinte e seis anos e cinco meses incompletos de vida neste planeta Terra, ser um dos maiores compositores de samba de todos os tempos.
Em todo o Brasil haverá homenagens ao seu centenário. Eu já comecei a participar dessas homenagens no mês de janeiro, quando fui assistir, aqui na sala Baden Powell, Henrique Cazes e Cristina Buarque no show “Sem Tostão”, cantando Noel Rosa. Não preciso nem dizer que foi m+a+r+a+v+i-l+h+o+s+o !!!!!
Hoje , fevereiro, lá fui eu de novo para mais uma homenagem.
Está acontecendo aqui no Rio de Janeiro o projeto Música no Museu. Uma vez por mês há um show em um museu diferente da cidade, num domingo, às 11:30 da manhã. Hoje o show foi no Museu de Arte Moderna- MAM e o melhor, homenageando Noel Rosa.
Alfredo Delpenho, meu sobrinho emprestado (emprestado pela Karlinha, Cininho, Zuzuca e Inês - esses 3 últimos seus tios de sangue), estava lá dando ar de sua graça, aliás , do seu talento, cantando maravilhosamente bem. Precisou sair correndo pois ainda tinha teatro para fazer; SASSARICANDO em sua 4ª temporada e à noite o festival de Marchinhas, na Fundição Progresso. Acabei de vê-lo no Fantástico cantando a marchinha vencedora.
Inês, tia preocupadíssima, logo saiu com aquela: Meus Deus, esse menino não vai nem almoçar... !!! Como eu já havia escutado ele combinar com os outros músicos que iriam almoçar num restaurante de frutos do mar, a tranquilizei.
Ao seu lado, no palco, Beto Cazes, figurinha fácil, nos melhores shows de MPB, bossa nova, choro, samba, no Brasil e no exterior. Aliás, às vezes, eu penso que ele é ONIPRESENTE. O cara tá em todas !!!! Percussionista de primeira!
E para fechar a triangulação: Henrique Cazes. Músico cavaquinista, violonista, arranjador, chorão, pesquisador, produtor... Ah! Canta também; e bem. Preciso falar mais alguma coisa?
Cheguei para ele e disse: Henrique, você vai me garantir um show por mês só de Noel Rosa, até dezembro? Ele: É claro, preciso pagar muitas contas!
Ótimo! Eu tenho Noel o ano inteiro e Henrique poderá pagar suas contas.
Texto e fotos: Marluci Costa.
Exceto a foto do Noel, é claro! hehehehe
=========================================